LIBERDADE COM VOO DOS PÁSSAROS EM CAMPOS DO JORDÃO
Uma das maiores atrações do Parque Bambuí, em Campos do Jordão, é a obra Voo dos Pássaros do artista Eduardo Srur, construída com mais de 1000 gaiolas apreendidas pela Polícia Federal em operações contra o tráfico de animais silvestres. Anteriormente instalada no Parque do Povo, em SP, como parte da exposição Vida Livre, agora é uma intervenção permanente em Campos do Jordão.
Em formato de árvore, a enorme escultura questiona a crueldade contra os animais presos para entretenimento humano, convidando o público a refletir sobre a triste realidade de milhares de pássaros aprisionados em gaiolas, e reforça a importância da proteção da fauna brasileira.
O Brasil é o país com maior tráfico de animais silvestres do mundo. São 38 milhões de animais retirados da natureza a cada ano. É uma prática criminosa que precisa acabar. A verdadeira morada dos pássaros é a árvore, e não a gaiola do homem. Pássaro feliz é pássaro livre.
Eduardo Srur vive e trabalha em São Paulo. Estudou na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Artista independente, Srur trabalha em seu ateliê em São Paulo onde constituiu acervo pessoal ao longo da carreira que inclui séries de pinturas, esculturas, múltiplos, fotografias, aquarelas e gravuras.